O que é advergaming?

O Mercado de games deve chegar em US$ 200 bi até 2023 superior ao da música e entretenimento juntos.
Saiba como o marketing digital pode aproveitar esta tendência, através do advergaming.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Newzoo, até 2023 o mercado de games no mundo deve alcançar US$ 200 bilhões. E na contramão, foi impulsionado pela pandemia, quebrando seu próprio recorde de crescimento.

O mercado de entretenimento digital já é superior ao da música e do cinema somados
E no Brasil já movimenta US$ 1,5 bilhão por ano – ou o dobro de uma década atrás."

O Brasil é o 13º maior mercado de games do mundo e o maior da América Latina e conforme pesquisas recentes, como resultado deste crescimento, logo deve figurar entre os 10+.

Além disso, em um cenário em que as empresas necessitam de novas abordagens interativas para se aproximarem dos consumidores, o advergaming, assumiu papel de destaque dentre as estratégias de marketing digital.

Afinal, o que é Advergaming Marketing?

O uso da interatividade nativa dos games para captar e/ou fidelizar consumidores e promover marcas ou produtos é chamado de advergaming (advertising + game). José Jarbas - percursor do Advergaming no Brasil

Nesse sentido, a estratégia conhecida como Advergaming Marketing utiliza esta interatividade para potencializar os resultados de uma estratégia de marketing.

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A Ex.id é uma das poucas agências brasileiras especializadas em advergames. Criamos diversos advergames para grandes marcas, bem como validamos na prática os conceitos descritos e o desempenho superior desta estratégia.

Advergames: Cases de sucesso

Por fim, conheça alguns cases de advergaming desenvolvidos no Brasil pela Ex.id para grandes marcas.
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Cartoon Network / NET/Claro

Nesta estratégia desenvolvida para a Cartoon Network (Warner) em conjunto com a NET/CLARO, conseguimos através do advergame aprofundar o conhecimento sobre seu público infantil.
O game estilo “Guitar Hero” era baseado nos personagens das meninas super poderosas e do Ben 10 e possibilitou horas de imersão dos consumidores no universo da marca. Ou seja, uniu pais e filhos (as) ao redor da estratégia de forma lúdica.

Possibilitou horas de imersão dos consumidores no universo da marca, unindo pais e filhos (as) ao redor da estratégia.
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NESTLÉ / MICROSOFT GAMES

Do mesmo modo, em uma outra ação, para um “co-branding” entre NESTLÉ e MICROSOFT GAMES, levamos o consumidor do produto passatempo para dentro do ambiente do game Zootycoon da Microsoft, dessa forma controlava o mascote da Passatempo através de labirintos tentando encontrar uma “vending machine” de bolachas.

O advergame foi distribuído nos pontos de vendas nas embalagens dos produtos da NESTLÉ, sempre agregando valor ao produto final, aumentando vendas e gerando engajamento igualmente em torno de ambas as marcas. 

Logo após o lançamento, a ação foi premiada no prêmio MMonline/ MSN.

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Mc Donald´s Mexico

 Similarmente, o Mc Donald´s do México também utilizou uma estratégia de odvergame para potencializar o resultado do marketing digital de lançamento de um novo produto. Da mesma forma a imersão do consumidor em um advergame no estilo PAC MAN, ambientado com a comunicação e os personagens da campanha do Mc Donald´s, do México, tornaram a ação um verdadeiro sucesso, sempre mensurado em real time e também com distribuição de prêmios gerenciada pela plataforma da campanha.

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Dupont

A americana Dupont, precisava avaliar o conhecimento de seu público sobre seus produtos e gerar visitação em seu estande em um importante evento da indústria química. 

Do mesmo modo, desenvolvemos um simulador de corridas Nascar em 3D, multiplayer com direito a cockpit no estande do evento. 

Os visitantes competiam entre si, em uma pista virtual e aceleravam (turbo) à medida que respondiam corretamente questionários sobre os produtos da marca ou derrapavam se erravam.

O game era transmitido ao vivo em um telão e por vezes chegou a causar congestionamento no evento devido ao sucesso.

Principais benefícios de uma estratégia de advergaming:

  • Imersão do consumidor no universo da marca através da interatividade dos games
  • Marketing espontâneo gerado pela inovação
  • Redução do custo em mídia paga
  • Portabilidade:  Web, PDV, Mobile, Social, eventos e etc…
  • Longevidade:  Um game pode durar e evoluir por anos
  • Data base marketing e Analytics: Captura e Tracking de dados e de comportamento de massa em tempo real (adaptável a LGPD)
  • Multi-cultural: Pode ser localizado e adaptado para diversos idiomas e culturas
  • Baixo custo em relação a outras mídias como TV por exemplo
  • Integração de diversas estratégias de marketing em uma única plataforma
  • Integração – É possível integrar com diversas plataformas através de APIs
Por fim, a quem se destinam estratégias de advergaming?
Qualquer empresa ou instituição que deseje possibilitar a seu público uma experiência de imersão interativa única e mensurável no universo de sua marca.

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